Dei comigo, durante o fim de semana a combater incêndios florestais e a pensar se seria um gajo maluquinho, perdido no meio do mato e do fumo, de rádio na mão a ver se haveria alguma hipotese de meter ali um carro naquele caminho para que o incendio não nos trocasse as voltas e passasse ali.
deixei-me levar pelos pensamentos enquanto olhava para a serra em chamas e gritei: ora merda, será que sou doido, ou estúpido ou burro, ou ainda acredito no pai natal?
chamei pelo cdos e eles sempre prontos lá responderam. pedi apoio aéreo que como não poderia, estava indisponiveis e ocupado por esse país da treta fora a apagar outros fogos. o cdos ainda perguntou: " informe ponto de situação!necessita de mais meios?"
óbviamente que uma raivinha cresceu bem la no fundo das minhas entranhas e respondi secamente: " 3 frentes, a arder com intensidade, necessito mais meios, se os tiverem o que pelos vistos não têm..." do lado de lá fez-se silêncio ao rádio. um silêncio que ate metia dó... pelo menos a minha mensagem passou!
lembrei-me do que ja escrevi neste blog, do que ja escrevi nos foruns do saudoso http://www.bombeirosdeportugal.com/, do que já escrevi no forum do http://www.bombeiros.pt/ e do que já escrevi no blog http://www.bombeirosparasempre.blogspot.com/. como eu, muitos manifestam os seus receios, os seus concelhos, bem lá no fundo os seus desabafos... muitas pessoas influentes, lêm o que escrevemos, acusam-nos de sermos cavaleiros do apocalipse, de sermos mal educados, burros e de não percebermos um caraças desta merdice...
será que são eles que têm razão e somos realmente burros e profetas da desgraça que dá o coiro de borla nos incêndios?
de que teremos medo por nos juntarnos e de fazermos uma greve, um boicote?
o que nos vai na alma quando toca a fogo e não hesitamos e entramos no primeiro carro de fogo que se nos atravessa à frente?
que tipo de pessoas somos nós que andamos sem equipamentos de protecção individual no mato, em carros com mais de 25 anos de serviço, sem segurança nenhuma?
porque é que permitimos que pessoas ganhem 3500euros por mês, com carro para usarem como querem no ar condicionado, denominando-se de estrategas e nós andamos de graça, a arriscar o nosos coiro para os sustentarmos?
já pensaram nisso?
quando estiverem num incêndio, parem para pensar um bocadinho na nossa loucura!
2 comentários:
tens toda a razão!!!
ainda andamos é a dormir!!!
mas amigo o tacho nao é para todos!
uns comem e calam e outros arranham q nem camelos!
Eu também gosto de um Obrigado! das pessoas que socorro.
Eu também gosto de proteger o Ambiente.
Meus amigos o dinheiro não é tudo.
Cumprimentos!
Enviar um comentário